Sobre Nós

 

CASA DO POVO DE MONTE REAL

 

 

Fundada a 9 de Março de 1936 no âmbito do movimento corporativo do trabalho rural. Criada com o intuito de apoiar socialmente, culturalmente e em termos recreativos as populações rurais da sua área de influencia, ( freguesias de Monte Real, Carvide, Ortigosa e Souto da Carpalhosa), veio a ter um papel importante na área da previdência rural, tendo ao longo dos anos desenvolvido inúmeras actividades desportivas, culturais e recreativas que preenchessem esses objectivos, tais como: cultura (Artesanato e Artes Decorativas, Biblioteca, Cinema, Exposições, Folclore, Musica, Teatro), desporto (Atletismo, Andebol, Damas, Futebol, Ginástica, Pesca Desportiva, Ténis de Mesa, Xadrez).

 

Com o fim do regime corporativo e o evoluir do sistema político ocorreu o desmembramento da Junta Central das Casas do Povo, (organismo estatal de enquadramento e apoio às Casas do Povo) passando algumas a instituições autónomas no âmbito do movimento associativo outras foram integradas na Segurança Social e extintas como tal.

 

A Casa do Povo de Monte Real é hoje uma Associação de carácter cultural desportivo e recreativo, filiada na Confederação Portuguesa das Casas do Povo e no INATEL como C.C.D. (Centro de Cultura e Desporto), tem como objectivo intervir no desenvolvimento da Freguesia dando a sua colaboração a iniciativas que a tal se destinem e promovendo actividades destinadas aos jovens e população em geral, na sua área especifica de intervenção.

 

Regista uma vitalidade significativa e desenvolve actividade regular no campo cultural, desportivo e recreativo tais como: cultura (Biblioteca, Exposições, promoção de espectáculos de Musica e Teatro), desporto (Pesca Desportiva de competição), recreio (Festas, Bailes, Etc.).

 

 

 

 CASA DO POVO DE MONTE REAL

 

Historial

A Casa do Povo de Monte Real (CPMR) foi fundada no dia 9 de Março de 1936 no âmbito do movimento corporativo do trabalho rural. Criada com o intuito de apoiar socialmente, culturalmente e em termos recreativos as populações da sua área de influência, esta colectividade apresentou ao longo de todos estes anos, inúmeras iniciativas que preenchessem esses objectivos. 

Presentemente a CPMR conta com 118 praticantes nas diversas áreas de Cultura e Desporto

 

Vertente Cultural e RecreativaTeatro, Cinema, Circo Exposições e outros Espectáculos fizeram e continuam a fazer as delícias da população. Presentemente, a dinâmica desta vertente está um pouco reduzida à Biblioteca, a Pesca desportiva de Mar e Rio e ao Grupo de teatro 

 

Alguns dos Maiores Sucessos

·         “ O Barco Sem Pescador “, de Alejandro Casona, já posta em cena duas vezes (1968/2004).

·         “ Seara de Vento “, de Manuel da Fonseca (1978).

·          “ Falatório do Ruazante de Volta da Guerra “, de Ângelo Beoclo (1980).

·         “ Fly By “, de Alfonso Vallejo (2005).

·         “ Leandro, Rei da Helíria ”, Baseado na obra de Alice Vieira (2009).

·         “O Doido e a Morte”, de Raul Brandão (2011).

·         “Pedido de Casamento”, de Anton Tchekov

·          “Os Tagarelas”, (2012).

 

Todos os anos são levados a cena espectáculos de variedades e Revista á Portuguesa.

 

DESPORTO

Vertente DesportivaÉ talvez a vertente mais reconhecida desta colectividade. Actualmente apresenta 55 praticantes tanto do sexo masculino como do feminino, de várias idades ( 8 aos 70 ) distribuídos por três modalidades: Dança,  Karaté, e Pesca Desportiva.

Para além das três modalidades existentes, A CPRMR já teve as modalidades de Atletismo, Futebol de onze, Xadrez, Damas, Ténis de Mesa, Ciclismo e Andebol, todas com enormes êxitos.

 

Palmarés

Atletismo (corta mato )

Ø  Vice Campeão Nacional Colectivo – (72/73)

Ø  Campeão Nacional Colectivo – ( 73/74)

Ø  Futebol de Onze

Ø  Campeão Distrital ( 72/73 e 73/74 )

Ø  Xadrez

Ø  Campeão Nacional Colectivo ( 77/78 e 78/79 )

Ø  Vice Campeão Distrital Colectivo ( 80/81 e 81/82 )

 

 

Ténis de Mesa

A secção de ténis de mesa da Casa do Povo de Monte Real foi uma das mais antigas em funcionamento. Esta modalidade orgulhava-se de apresentar, desde sempre, vários sucessos desportivos, tanto a nível colectivo com a nível individual por parte dos seus atletas.

Inserida na INATEL, esta modalidade cresceu ao longo dos anos, prova disso foi a organização do maior torneio a nível nacional, contando com mais de trezentos atletas inscritos, vindos de todo o país.

Até aos primeiros anos do século XXI, esta secção contava com cerca de 30 atletas nas suas fileiras. Desde crianças com idades inferiores a 10 anos, até adultos com mais de 50 anos, masculinos e femininos, todos juntos formavam um grupo bastante homogéneo, que acabava por ser o segredo do sucesso.

 

Palmarés

Ø  Vice- Campeão no XXIV e no XXVI Campeonato Nacional (anos 50)

Ø  Campeão Distrital Colectivo – 57/58, 96/97, 97/98, 03/04

Ø  Campeão Distrital de Juniores – 93/94, 94/95, 98/99, 99/2000

Ø  1º Lugar no Ranking List Nacional de Juniores, por Nuno Silva – 96/97

Ø  1º Lugar no Ranking List Nacional de Juniores, por Filipe Coelho – 00/01

Ø  1º Lugar no Ranking List Nacional de Seniores 3ªCat., por José Silva – 04/05

Ø  1º Lugar no Ranking List Nacional de Seniores 3ªCat, por Romain Manso – 05/06

Ø  Campeão Nacional Colectivo de Juniores 98/99 e 99/2000

Ø  Vice- Campeão Nacional Colectivo de Seniores 3ªCat. – 04/05 e 05/06

Ø  Vice- Campeão Nacional Colectivo de Juniores – 05/06

Selecção Nacional

- Ana Rita Santos chamada para representar o INATEL nos Campeonatos Internacionais do CSIT, realizado em Netânia, Israel, em Maio de 1999.

- Nuno Silva e João Cruz chamados para representar o INATEL nos Campeonatos Internacionais do CSIT, realizado em Lisboa, em Maio de 2005.

- Paulo Henriques chamado o INATEL nos Campeonatos Internacionais do CSIT, realizado no Brasil em Maio de 2009.

Pesca Desportiva

A Secção de Pesca Desportiva da Casa do Povo de Monte Real é uma das actividades que permanece intacta com o passar dos anos.

Os sucessos de antigamente estão a ser, a cada dia e a cada prova que passa aumentados e melhorados.

Actualmente, esta secção conta com a participação de 12 atletas do sexo masculino, de várias idades.

Pescar mais que os outros e obter as melhores classificações possíveis nas competições em que participam, é um dos objectivos destes atletas. Mas o que os leva a pertencer a esta secção é o gosto pela actividade e confraternização, tanto nas provas, como dentro do próprio grupo. Até ao ano de 2009, a própria secção responsabilizava-se pela preparação das margens do rio Lis em Monte Real, para a prática da Pesca, tanto lúdica como de competição, com a organização de várias provas.

Palmarés

·         Campeão Distrital Colectivo – 85/86, 86/87, 87/88, 88/89, 90/91, 91/92, 96/97, 97/98

·         Campeão Nacional Colectivo de Rio – 88/89

·         Campeão Nacional Individual Pesca de Rio, por Francisco Santos – 88/89

·         Francisco Santos, Campeão Nacional individual de Mar – 10/11 e 11/12

·         Campeão Nacional por Equipas Mar – 10/11 e 11/12

 

Ø  Actualmente 5 atletas da C.P.M.R, Disputam os Campeonatos Regionais de Rio.

Ø  3 Atletas Disputam 1º Divisão Nacional de Bóia/Mar.

Ø  Um atleta disputa o Campeonato Regional de Bóia/Mar.

Ø  Todos os atletas disputam os Campeonatos Distritais e Concursos Abertos.

 

Selecção Nacional

Hilário Gaspar, Sérgio Alves apurado a representar o INATEL no Campeonato Ibérico, em Coruche em Setembro de 1997

Francisco Santos apurado para representar o INATEL no Campeonato Ibérico, realizado em Badajoz, Espanha, em Setembro de 1999.

Francisco Santos chamado a representar a Selecção Nacional no campeonato do mundo em 2013 e 2014

KARATÉ

O karaté em Monte Real está sediado na Casa do Povo. Ao longo destes anos, muitas dezenas de praticantes treinaram em Monte Real esta arte marcial e aproveitaram as inúmeras vantagens dela.

Vários karatecas de Monte Real participaram em competições regionais e nacionais e obtiveram excelentes resultados, com alguns a subirem ao pódio.

 

Actualmente os treinos são às terças-feiras, das 19H00 às 20H00 para as crianças e das 20H05 às 21H30 para os adultos, e aos sábados das 17H00 às 18H00 as crianças e 18H05 às 19H30 os adultos.

O karaté é uma arte marcial centenária com origem no Japão. Tem milhões de karatecas por todo o mundo e em Portugal é a segunda actividade com mais praticantes federados.

Quem treina, torna-se mais forte física e mentalmente e fica mais bem preparado para a sua vida em geral.

 

School of Arts

 School of Dance

Escola de Dança da Casa do Povo de Monte Real

School of Arts_ School of Dance da Casa do Povo de Monte Real iniciou em 2003 nas instalações da Casa do Povo e desenvolve múltiplas atividades de ligação à comunidade local e externa. Atualmente a School of Dance da Casa do Povo de Monte Real pretende acompanhar o interesse crescente pela requalificação e valorização do ensino artístico da dança. Desenvolve projectos na área da Dança Clássica, Dança Criativa, no Contemporâneo e nas Danças urbanas (Hip hop).